terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

"Façamos, vamos amar..."

"Beije-me ele com os beijos da sua boca; porque melhor é o teu amor do que o vinho." (Cantares 1 : 2)

De poesia também se vive, já diria o poeta... E de beijos e abraços? Igualmente. Ou melhor, muito mais ainda! A verdade é que se o caminho para a vida plena é feita de lutas pela paz e justiça, é com carinho e afeto que se enfeita a estrada, e faz que o horizonte – que às vezes nos parece duro e distante – se torne um jardim.
Temos diversos textos nas escrituras que falam da beleza do amor como sentimento e também como toque, como carícia, olhos, nos olhos, contato de pele. Dentre todos, o mais belo e o mais claro em termos de narrativa é certamente o “Cântico dos Cânticos”.
Sem rodeios ou falso pudores, os personagens do texto nos lembram aquilo que nunca deveríamos esquecer: dar e receber carinho faz bem; é preciso conhecer e apreciar o corpo do(a) amado(a); um beijo, uma canção ao pé do ouvido - pode ser declamada se não souber cantarolar; um abraço; uma flor... tudo isso conta muito, e não é algo que pode ser negligenciado na vida a dois. Enfim, nos traz a mente o quanto é importante não esconder o amor dentro de si, sem nunca demonstrá-lo. Como a luz que não se esconde embaixo da mesa, o amor - que inclui sim a dimensão da sexualidade -  precisa estar em lugar de destaque para que possa iluminar a seu modo, a vida de um casal.
Além disso, para além do texto, temos que lembrar que são os gestos de afeto que ajudam a manter a intimidade de um casal. Num mundo tão áspero e violento, fazer um “dengo” suaviza o dia, e dá fôlego pra se viver.
Mesmo que nossa formação cultural e religiosa não nos ajude muito nesse sentido, como em tantas outras coisas na vida, é preciso ultrapassar nossos limites quando a causa é nobre... Como diria a canção, interpretada na inconfundível voz de Elza Soares num dueto com Chico Buarque: “façamos, vamos amar”.

Um comentário:

  1. Uau... esse texto não é mesmo pra se comentar... "Tico-ticos no fubá fazem... façamos, vamos amar!"

    ResponderExcluir