sexta-feira, 26 de março de 2010

Os perigosos advogados de Deus


Notícias sobre pedofilia: dolorosas de se ler. É terrível imaginar só por um momento, a dor infligida a milhares de crianças ao redor do mundo vítimas de abuso por aqueles que deveriam protegê-las. Infelizmente, são justamente os pais, parentes próximos, professores e outros cuidadores, os maiores responsáveis por essa violência, o que torna o crime além de monstruoso, algo quase impossível de coibir.
E quando os responsáveis pelo abuso são lideranças religiosas? Bem, a pedofilia é terrível em qualquer lugar. Não creio que seja mais trágica ou horrível quando cometida por pastor ou padre, do que quando cometida por um pai ou padastro. O problema que envolve as instituições religiosas é outro. Além do crime extremamente grave do abuso de crianças, soma-se um esquema de ocultação, que quanto mais poderosa a instituição envolvida mais amplas são suas conseqüências.
É fato que nenhuma instituição, religiosa ou não, está livre de ter entre seus filiados pessoas que cometam os crimes mais absurdos. O que faz a diferença é como ela lida com esses criminosos. Há disposição para enfrentá-los com a força da lei, ou se procura esconder os envolvidos em nome de proteger a “imagem da instituição”? Infelizmente essa tem sido a prática nas igrejas, e isso tem ficado cada vez mais claro, nesse tempo em que temos visto notícias e mais notícias sobre os escândalos de pedofilia na igreja católica.
Há quem veja como principal causa da pedofilia entre os cléricos católicos, a inadequada lei do celibato, baseada numa imagem sobre o corpo e a sexualidade que nada tem a ver com a beleza como ela é apresentada, por exemplo, no livro dos Cânticos dos Cânticos, ou ainda na principal afirmação de fé do cristianismo de que Deus mesmo assumiu forma e corpo humano – sendo assim, o corpo não pode ser intrinsecamente mau. Isso pode até ser verdade, mas o que mais me incomoda é essa prática defendida por um representante do catolicismo, que o silêncio e a falta de transparência eram uma forma de proteger a igreja, e por extensão, Deus.
A história é pródiga em exemplos: todas as vezes que alguém se julga no dever de defender Deus, pessoas sofrem e morrem por isso. Certamente Deus não precisa de advogados assim. Caso precisasse, não seria Deus.

2 comentários:

  1. nem assim nem assado, com toda certeza
    mesmo porquê ele não é assougueiro.

    ResponderExcluir
  2. É assustador que sacerdotes sejam pedófilos, e o pior fiquem impunes, o papa considere que apenas seja "fofoca", "intriga da oposição"

    ResponderExcluir